Outubro Rosa: Luta Contra o Câncer de Mama

Olá dreamers,
o mês já está quase no finzinho mas mesmo assim não poderíamos deixar de falar de uma mobilização muito importante que ocorre todo mês de outubro no mundo inteiro: o “Outubro Rosa“!!!
Esse é um movimento popular que todo mundo conhece, mas você sabe ao certo como ele surgiu ou o porquê?
O nome remete ao laço rosa que representa, mundialmente, a luta contra o câncer de mama e o movimento estimula pessoas, entidades e empresas a divulgarem a causa.
Este começou com ações isoladas nos Estados Unidos, até que o Congresso Americano definiu como mês nacional (americano) de combate ao câncer de mama o mês de outubro.
Histórias remetem ao final dos anos 20 a utilização do laço rosa como símbolo pela Fundação Susan G. Komen for The Cure. Mas foi só em 1997, nas cidades de Yuba e Lodi (EUA), que começaram efetivamente as ações direcionadas a conscientização da prevenção pelo diagnóstico precoce. Inicialmente apenas decoravam todas as cidades com laços cor-de-rosa locais públicos, depois passaram a fazer corridas, desfiles de moda com pessoas que sobreviveram ao tratamento, entre outras.
A ação mais prática e visível do Outubro Rosa é a iluminação rosa de monumentos, pontes, teatros, prédios públicos, etc. E esta foi a primeira iniciativa do movimento no Brasil. A iluminação do Mausoléu do Soldado Constitucionalista (o Obelisco do Ibirapuera) em São Paulo (SP), em 2002.
O câncer de mama é um problema sério e TEM cura se for diagnosticado à tempo. O auto exame pode ser feito em casa e frequentemente, não precisa ser todos os dias, mas uma vez por mês é o suficiente, até mesmo para você conhecer seu corpo. E a mamografia deve ser feita uma vez por ano, principalmente se você já entrou na casa dos “enta”.
É chato? Sim. Mas é necessário!  Então…
Abrace essa causa assim como nós!
outubrorosa
Mess Up Dreams veste ROSA!!!

 

Advertisements

2 thoughts on “Outubro Rosa: Luta Contra o Câncer de Mama

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s